Brief
}
Escrito em colaboração com
Escrito em colaboração com

O setor energético global vive hoje uma tensão evidente entre dois imperativos: garantir a segurança energética e promover a transição para uma matriz mais limpa e sustentável. Por um lado, o acesso à energia é condição essencial para viabilizar o crescimento econômico e permitir qualidade de vida. Por outro lado, há consenso sobre a urgência em limitar a emissão de gases de efeito estufa e o aquecimento global. Essa equação complexa é agravada por realidades socioeconômicas, entre elas o crescimento populacional e o fato de que mais de 1 bilhão de pessoas ainda vivem em condições de pobreza energética.
Diante do desafio de acesso a fontes de energia diversificadas a custos competitivos, o consumo de carvão — um dos mais poluentes — voltou a crescer a nível global, evidenciando uma priorização imediata da segurança energética em detrimento do conceito mais amplo de sustentabilidade.
Os biocombustíveis são uma solução testada e bem-sucedida que pode trazer uma enorme contribuição para superar esse dilema de segurança energética versus transição energética.
E o Brasil encontra-se em uma posição privilegiada, com uma matriz elétrica majoritariamente limpa e de baixo custo. O país tem a oportunidade de acelerar a transição em sua indústria e direcionar o excedente energético para a produção de biocombustíveis exportáveis, como o SAF (Sustainable Aviation Fuel), gerando impacto positivo para a economia e para a transição energética internacional.
Esse cenário, porém, exige políticas públicas, incentivos econômicos, parcerias entre governos e participação ativa do setor privado e sociedade civil para alinhar segurança energética e sustentabilidade em uma estratégia de longo prazo.
O estudo desenvolvido pela Bain & Company em parceria com a Amcham tem como principal objetivo contribuir para o debate e o avanço das soluções para biocombustíveis, mapeando políticas públicas, projeções de demanda global até 2050, desafios na oferta global e caminhos para destravar todo o seu potencial.